Bom dia, são 0:56:06 | Alvor de Sintra RSS

 

Publicidade

Menu » Jornal Digital » Agenda Cultural » Contactos Úteis » Dossiers » Farmácias de Serviço » Fórum » Lotarias » Meteorologia »

 » Ambiente
 » Cultura
 » Desporto
 » Economia
 » Educação
 » Fora de Portas
 » FotoReportagem
 » Idosos
 » Instituições
 » Internacional
 » Juventude
 » Local
 » Nacional
 » Obras
 » Opinião
 » Política
 » Tecnologias
 » Transportes

 

Serviços

 » Agenda Cultural
 » Farmácias de Serviço
 » Lotarias
 » Meteorologia
 » TV Alvor de Sintra

 

Suplementos

 » Agualva - Cacém
 » Algueirão - Mem Martins
 » Queluz
 » Vila Sintra

 

 » Contactos
 » Critérios de Publicação de Comentários
 » Estatuto Editorial
 » Ficha Técnica
 » Nós
 » Publicidade

 

 

» Página Inicial » Destaque

 

 

Monte Abraão pela voz dos munícipes, na Assembleia Municipal

Monte Abraão esteve no centro da discussão na 2ª Reunião da Assembleia Municipal de Sintra. Desde logo devido à Anta de Monte Abraão, também conhecida por Anta de Belas, freguesia à qual pertence. Um munícipe mostrou-se indignado e revoltado pelo actual estado do monumento. Fernando de Araújo considera que aquele património está a ser alvo de "desleixo e incúria, para mim é uma verdadeira vergonha".

( Terça-feira, 29 de Novembro de 2005 )

Ouvir

Mais informação sobre a versão audio

Download do conteúdo em versão MP3

 24 Comentários | Enviar Artigo por E-mail | Imprimir

Este cidadão queixou-se do facto dos terrenos e da Anta servirem de lixeira e do monumento ter inscrições que desrespeitam o simbolismo do local. "Trata-se de falta de consciência e ignorância sobre o que a anta significa para a população", acrescentou.

Fernando de Araújo já alertou a Câmara e o IPPAR (Instituto Português do Património Arquitectónico) para o estado de abandono e degradação daquele património e exigiu que a autarquia tome providências quanto ao local, pois entende que "um património da pré-história deverá merecer melhor tratamento". O munícipe sugeriu a requalificação do local para que este seja um espaço visitado, por exemplo, pelos estudantes sintrenses.

Ainda em relação a Monte Abraão, foi entregue na Assembleia Municipal um abaixo-assinado onde os moradores daquela freguesia exigem um conjunto de obras e requalificações de modo a melhorar a qualidade de vida na freguesia. Entre essas reivindicações consta a construção de um parque urbano num terreno camarário que existe junto à Junta de Freguesia. Apesar de reconhecerem o aumento dos espaços verdes na localidade, os cidadão pedem a construção deste equipamento para "usufruírem do contacto com a natureza".

Neste abaixo-assinado, subscrito por 772 pessoas, consta também o  pedido para construir, no Bairro dos Desalojados, um Centro Cultural e Comunitário com as valências de infância, juventude e terceira idade. A população de Monte Abraão sugeriu igualmente a recuperação do espaço entre as Ruas Pedro Alexandrino, Cristino da Silva e Dr.º José Fernandes e a ponte que vai para Idanha. Aí propõem a criação de uma zona lúdica, com muitas árvores de modo a diminuir a poluição atmosférica e sonora provocada pela Crel. Melhorar as instalações e os acessos à Junta de Freguesia, construir mais uma escola básica, reforçar a iluminação pública e o policiamento e ainda aumentar o parqueamento são as outras reivindicações que constam do abaixo-assinado.

De acordo com os fregueses de Monte Abraão a concretização destas propostas significaria uma melhor qualidade de vida numa das freguesias que, de acordo com as estatísticas, tem mais habitantes por m2. Estas revindicações não obtiveram qualquer comentário da parte do executivo municipal presente.

Alvor de Sintra

 24 Comentários  Enviar por E-mail  Imprimir Artigo

 

 

Cronistas

André Beja

 » Assim vai Sintra: que fazer com estes entulhos?

 

António Filipe

 » Conte comigo, Professor Galopim de Carvalho

 

António Rodrigues

 » Europa – Desafio e não desculpa

 

António Vicente

 » A Casa do Castelo

 

Cândido e Silva

 » Grupo de Ballet de Sintra

 

Cardoso Martins

 » Justitia Regnorum Fundamentum

 

Céu Ribeiro

 » IVG - um direito de cidadania

 

Cortez Fernandes

 » “ABAIXO O IC 19, MORRA O IC 19, VIVA A AVENIDA DO OCIDENTE”

 

Fátima Campos

 » As golpadas do desespero

 

João Soares

 » Um Ano

 

Miguel Carretas

 » Cultura Não É (SÓ) Paisagem

 

Luís Fernandes

 » Parque Eólico de Almargem do Bispo

 

 

 

     

 

 Director: Gui Aragão Reis

Registo Instituto da Comunicação Social: 124 724

  Copyright © 2005 Alvor de Sintra | Todos os direitos reservados