No âmbito do projecto de reorganização administrativa do território levado a cabo pelo governo, e após reunião entre o Secretariado da comissão política Concelhia e o Secretariado da Secção da freguesia de Algueirão-Mem Martins, o PS Sintra apresentou, esta semana, uma proposta de reorganização administrativa para esta vila bem como a sua elevação a cidade.
João Meira Coelho desmente que o PS tenha chumbado a proposta do PSD apresentada nos anos 90 sobre a reorganização administrativa de Algueirão-Mem Martins. O Presidente da Secção do PS de Algueirão-Mem Martins assegurou ao Alvor de Sintra que o documento dos sociais-democratas reuniu o consenso de todas as bancadas da Assembleia Municipal de Sintra.
A Secção do PS de Algueirão-Mem Martins quer apresentar ainda este mês a proposta sobre a reorganização administrativa da freguesia. Os socialistas estão a preparar o documento para ser apresentado a curto prazo, por entenderem que a divisão de Algueirão-Mem Martins é "inevitável". O Presidente daquela Secção acredita que é necessário debater a questão com "ponderação e serenidade, mas isto assim não pode continuar". Ao Alvor de Sintra garantiu ainda que "esta pode ser uma proposta do PS, mas terá de ser debatida com as pessoas e com todas as forças políticas do concelho".
"A primeira proposta que houve sobre a mesma temática foi chumbada pelo PS", a chamada de atenção parte do Presidente da Secção do PSD de Algueirão-Mem Martins. Luís Patrício relembra que nos anos 90, a secção do PSD daquela localidade em conjunto com António Rodrigues, na altura deputado na Assembleia da República, redigiram uma proposta para a reorganização administrativa de Algueirão-Mem Martins, à imagem do que o PS Sintra pretende propor.
O Bloco de Esquerda (BE) prefere não se pronunciar sobre a intenção do PS Sintra apresentar uma proposta sobre a reorganização da freguesia de Algueirão-Mem Martins. Contactado pelo Alvor de Sintra, o deputado municipal André Beja referiu que primeiro precisa de conhecer a proposta em concreto, e só depois a pode comentar.
Na opinião de Miguel Carretas da CDU, o PS deve clarificar a forma como deseja ver dividida a freguesia de Algueirão-Mem Martins. O deputado municipal considera que a intenção de reorganizar administrativamente aquela freguesia foi apresentada de "forma muito vaga". "O PS tem uma proposta, ainda bem, agora tem que dizer o que quer fazer e deve apresentá-la às autoridades competentes", Miguel Carretas reage assim ao anúncio feito no início da semana pelo PS Sintra.
Manuel do Cabo defende a construção de um hospital na freguesia de Algueirão-Mem Martins. O Presidente da Junta daquela localidade considera que a freguesia tem direito a um hospital, já que Algueirão-Mem Martins "tem a dimensão de alguns distritos que, em alguns casos, têm dois hospitais". Estas declarações, feitas ao Alvor de Sintra, surgem na sequência do anúncio do PS Sintra que pretende apresentar uma proposta para a reorganização administrativa da freguesia.
O PS Sintra vai propor a reorganização administrativa de Algueirão-Mem Martins e a elevação daquela Vila a Cidade. Esta decisão resultou da reunião entre o Secretariado da Comissão Política Concelhia e o Secretariado da Secção daquela freguesia. Os socialistas pretendem propor uma reorganização assente na "criação de unidades geográficas de dimensão mais adequada, de mais fácil gestão e mais consentâneas com as capacidades e recursos que a legislação autárquica confere às Juntas de Freguesia".