Os "polémicos" centros de apoio ao visitante situados à entrada de Monserrate e do Parque da Pena vão ser substituídos por pequenos quiosques. O anúncio foi feito na passada semana por António Lamas, o presidente da Parques de Sintra Monte da Lua, na apresentação dos projectos previstos para revitalizar os parques sintrenses que a empresa gere.
O Presidente da Câmara de Sintra garante não existirem licenciamentos de edificações ou movimentações de terras na área envolvente à Anta de Monte Abraão.
A associação Olho Vivo acusou hoje a Refer de realizar as obras da passagem inferior do Papel, Sintra, sem acompanhamento arqueológico, mas a empresa de gestão das vias ferroviárias garante que a supervisão foi assegurada.
A Presidente da Junta de Freguesia de Monte Abraão entregou um requerimento na Assembleia Municipal onde exige ser informada sobre os licenciamentos aprovados para os terrenos circundantes à Anta de Monte Abraão e que pertencem à empresa de construção Pimenta e Rendeiro.
A associação de defesa do património Olho Vivo lançou uma petição onde defende o desenvolvimento do Plano Urbanístico para a valorização de todo o conjunto urbano da Zona Especial de Protecção (ZEP) do Palácio Nacional de Queluz.
O Bloco de Esquerda (BE) quer ouvir o Presidente do Instituto de Conservação da Natureza (ICN) e o Director do Parque Natural de Sintra-Cascais (PNSC) na Comissão do Poder Local, Ambiente e Ordenamento do Território na Assembleia da República.
A associação Olho Vivo manifestou-se hoje contra a construção de um conjunto de edifícios na zona envolvente ao Palácio de Queluz, concelho de Sintra, e lançou uma petição pelo cumprimento da Zona Especial de Protecção do palácio.
A Comissão de Utentes do Parque de Campismo da Praia Grande e a Quercus garantem que existem algumas moradias ilegais construídas no interior daquele parque. Uma delas foi mostrada aos jornalistas e aos deputados do PCP, BE, partido ecologista Os Verdes e PPM, durante uma visita ao local. De acordo com Carlos Moura da associação ambientalista essa casa, que está vedada e tem uma saída própria do parque de campismo, está construída numa zona considerada não edificante e ocupa uma área significativa do parque.
O Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) garante que a Anta de Monte Abraão não está afecta a este organismo apesar de estar classificada como Monumento Nacional.
"O Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas está a desenvolver contactos e diligências no sentido de averiguar da viabilidade de se estabelecerem parcerias tendentes à concretização efectiva de uma escola vocacionada para a actividade agrícola" na Quinta da Sarrazola, informou o Bloco de Esquerda (BE).