Morte de dois jovens em Rio de Mouro num confronto entre grupos rivais sustenta exigências da junta de freguesia no campo do apoio psicológico e social. Assembleia Municipal aprovou a proposta, com os votos contra do PS.
Poeta residente em Monte Abraão escreveu poema que chegou a ser proposto para Hino Mundial da Juventude. O dono de “uma das vozes mais afinadas com os rumos que a poesia moderna atingiu” na segunda metade do século XX, como descreve o crítico José Carlos Taveira, foi proposto para a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro.
Moção de rejeição subscrita por 17 presidentes de junta classifica exclusão da votação das Opções do Plano e Proposta de Orçamento como “machadada à história”. Autarcas decisivos numa aprovação por seis votos de diferença. Projecto-lei está em discussão no Parlamento.
CDU e Bloco de Esquerda consideram alterações à lei um “retrocesso na democraticidade do poder local”. PS e Coligação “Mais Sintra” dividem-se, com Vitalino Canas e António Rodrigues a saírem de defesa do diploma perante 17 presidentes de junta unidos em torno de uma moção.
A Assembleia Municipal reunida na passada quinta-feira, no Palácio Valenças, aprovou as Contas da Câmara de Sintra (CMS) de 2006, que atingiram uma taxa de execução das receitas em 73 por cento e a taxa de execução das despesas em 72 por cento. O PS salientou o “grande esforço” da CMS para contrariar a trajectória dos indicadores orçamentais dos últimos anos. O BE destacou, o aumento das taxas dos impostos, uma medida que “de forma negativa” afecta directamente os cidadãos, que vêem aumentar o custo de vida”. Por seu turno, a CDU alertou que a dívida da administração autárquica “não inclui a débito de cerca de 13 milhões de euros às empresas municipais EDUCA, HPEM e SMAS”. A Coligação Mais Sintra, por sua vez, realçou a amortização da dívida, em quatro milhões de euros, às instituições bancárias, durante o ano de 2006.
O Presidente da Assembleia Municipal, Ângelo Correia, deu, ontem, início à Sessão de Assembleia Municipal, convidando o público e a comunicação social a retirarem-se da sala, alegando para esse efeito a “necessidade de comunicar as conclusões resultantes da Conferência de Líderes de 14 de Abril”.
A Assembleia Municipal de Sintra aprovou ontem, com os votos favoráveis do PS e da Coligação Mais Sintra, votos contra da CDU e do Bloco de Esquerda e uma abstenção do PS, a celebração do protocolo entre a Câmara Municipal de Sintra e a Universidade Católica Portuguesa (UCP).
A actual situação do Canil Municipal de Sintra foi discutida, sexta-feira, na Assembleia Municipal. A recente denúncia feita por Fátima Campos, deputada municipal do PS, sobre as “condições desumanas” em que os animais se encontravam na extensão do canil foi objecto de críticas de alguns munícipes e voluntários durante o período aberto ao público.
A Assembleia Municipal aprovou, sexta-feira, uma moção apresentada pela bancada da CDU a reivindicar os direitos das populações afectadas pela instalação da Linha de Muito Alta Tensão entre Fanhões e Trajouce; um projecto eléctrico que se encontra em fase de construção e prevê a implantação de linhas aéreas de 220KV e respectivos apoios.