Bom dia, são 1:16:06 | Alvor de Sintra RSS

 

Publicidade

Menu » Jornal Digital » Agenda Cultural » Contactos Úteis » Dossiers » Farmácias de Serviço » Fórum » Lotarias » Meteorologia » Trânsito » RSS

 » Início
 » Cultura
 » Desporto
 » Economia
 » Educação
 » Fora de Portas
 » Idosos
 » Instituições
 » Juventude
 » Local
 » Nacional
 » Obras
 » Opinião
 » Política
 » Transportes

 

Serviços

 » Agenda Cultural
 » Dossiers
 » Farmácias Serviço
 » Lotarias
 » Meteorologia
 » Mais Lidas
 » Mais Comentadas
 » RSS
 » Trânsito

 

Suplementos

 » Agualva
 » Algueirão - Mem Martins
 » Cacém
 » Monte Abraão
 » São Pedro Penaferrim

 

 » Nós
 » Contactos
 » Estatuto Editorial
 » Ficha Técnica
 » Publicidade

 

 

Navegação » Página Inicial » Nós

 

 

 

O Alvor de Sintra constitui-se como um projecto na área da informação, através da divulgação de informação local e regional e da prestação de serviços, consubstanciando-se num Portal sobre as 20 freguesias do concelho de Sintra.

Neste sentido o projecto Alvor de Sintra caracteriza-se por uma clara valorização da implementação e fomento da Sociedade do Conhecimento no contexto local, incentivando, mediante a parceria e a contratualização, o desenvolvimento de conteúdos de âmbito local/regional.

Esses conteúdos são orientados por uma clara perspectiva de interactividade multimédia. Ou seja, o cidadão não é apenas o destinatário final dos conteúdos, podendo, e devendo ser, também, considerado um agente de informação existindo, deste modo, um sentido bidireccional.

Daí o aparecimento do conceito de “bolsas de interactividade”, como sinónimo de um espaço onde se deposita informação, mas também um alfobre onde se recolhe informação considerada necessária e pertinente para o seu utilizador.

É neste âmbito que o presente projecto se caracteriza, ainda, por preparar o Concelho de Sintra para os paradigmas da Sociedade do Conhecimento, mediante a aposta na Imprensa Regional.

De modo mais resumido, poder-se-á afirmar que o projecto Alvor de Sintra assenta numa infra-estrutura de comunicação, transversal às necessidades do cidadão tendo sido conceptualizado de forma a suportar:
- Qualquer informação transformada em formato digital;
- Serviços de suporte à criação, armazenamento e disponibilização de conteúdos;
- Um conjunto de aplicações sectoriais e temáticas específicas.

A arquitectura de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que suporta este conceito foi desenhada de forma a considerar a sua flexibilidade, permitindo uma rápida criação e manipulação de novos tipos de informação e novos serviços genéricos, bem como uma fácil configuração de novas áreas de aplicação, por simples combinação dos elementos de informação e serviço existentes.

Assim sendo, o Alvor de Sintra será sempre um conceito flexível e evolutivo, capaz de crescer com o desenvolvimento previsto para a Região em que se insere.
 

 Maio 2005

Alvor de Sintra
 

 

 

 

 

 

Fóruns

 

Em actualização

 

 

   

 

| Ficha Técnica | Estatuto Editorial | Critérios de Publicação de Comentários

 

 Director: Gui Aragão Reis

Registo Instituto da Comunicação Social: 124 724

  Copyright © 2005 Alvor de Sintra | Todos os direitos reservados